Prólogos: Oficinas de Janeiro

Prólogos: Oficinas de Janeiro

Prólogos: Oficinas de Janeiro foi um compilado de oficinas que teve sua primeira edição em 2023. Do dia 10 ao dia 27, estivemos pesquisando e explorando diferentes linguagem do teatro. Durante o “Prólogos” Recebemos na Casa da Cultura de Campo Largo, estudantes, artistas e interessados em teatro para vivenciar os encontros que vão além de aulas teóricas e práticas. Confira as oficinas:

PRODUZINDO! AÇÃO CULTURAL:

Nessa oficina temos como foco principal o debate de como construir obras artísticas através do conceito de Ação Cultural e Fabricação Cultural, como funciona a criação e produção de grupos teatrais, criação de portfólio artístico e criação de projetos culturais para editais públicos.

CORPO-ESCRITA, CRIAÇÃO DE DRAMATURGIA :

Debates importantes são trazidos nessa oficina como dispositivo de criação para dramaturgias, histórias e roteiros. A elaboração de dramaturgia a partir do corpo, da simbologia e mapeamento teórico das tendências dramatúrgicas clássicas e contemporânea de autores nacionais e internacionais.

TEATRO PARA CRIANÇAS:

Destinada para crianças de 07 a 10 anos, a oficina pretende através do ensino dramático, contação de histórias e jogos teatrais estimular o processo de compreensão individual e coletiva dos menores. As crianças nessa oficina compreendem como funciona o trabalho cênico em coletivo, além de possuirem estímulos para trabalharem individualmente a criatividade cênica, consciência corporal, entendimento de ações, movimentos, sensações e sentimentos.

DESCOBERTAS CÔMICAS DO CORPO E IMPROVISOS:

Através de jogos de improviso, transformação do imaterial e construção de gags tentamos nessa oficina, encontrar nosso estado ingênuo, criativo e ridículo. O Palhaço! A “Palhaçaria” é uma linguagem do teatro que busca através de um estado vivo, verdadeiro e presente, possibilidades para a criação de cenas e números.

VOZ, AÇÃO E PARTITURA:

Destinados a artistas, atores, atrizes e profissionais que utilizam da voz, a oficina pretende através de aquecimentos, desaquecimentos, vocalizes, técnicas vocais, partituras e leituras dramáticas a compreensão e debates de como trabalhar a voz cênica e a comunicação falada.

DANÇA PESSOAL COMO CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DE PRESENÇA PARA O ATOR/ATRIZ:

Destinado a atores e atrizes mais experientes. A Oficina pretende a partir de estímulos corporais, consciência corporal e tensões encontrar um estado energético e vivo para a ator e atriz em cena. A dança das energias ou dança pessoal auxilia o ator/atriz na criatividade, percepção corporal, descoberta de memórias, sensações e sentimentos. Um estado de força que fala por si só e utiliza da intuição para a criação cênica.